Assédio?!? Onde? Quando? Como?

Hoje gostaria de falar sobre um assunto que não tem muito a ver com os que costumamos falar aqui, no entanto tem a ver comigo e todos vocês, o que de certa forma o torna tão quão, ou até mais importante.
Outro dia tive a oportunidade de presenciar um debate na universidade, onde o tema era assédio. E neste, não faltaram perguntas, opiniões, relatos, discussões sobre o assunto, o que fazer, como fazer, quando fazer... E infelizmente até um "repasse" de culpa e responsabilidades...
Afinal, de quem é a culpa?
Minha, que uso roupas "inapropriadas", que ando sozinha onde e quando não devo?!?
Do fulano que tava próximo e não se meteu no meio?!?
Então, eu quanto mulher devo andar sempre coberta dos pés a cabeça e sempre acompanhada por um homem?!?
Então, se eu for assaltada um dia enquanto volto para minha casa... a culpa é minha pois eu não deveria está passando na rua naquela hora? Mas espera, eu moro alí, eu não posso nem ao menos escolher que horas vou sair ou chegar?!? Então minha casa é uma prisão?!?
Essas são algumas entre as centenas de reflexões que se passa pela cabeça de algumas pessoas, creio que principalmente na das mulheres...
No debate, bateram muito em alguns pontos, por exemplo:
* O que é assédio?
Confesso que não sei a definição formal de tal palavra, no entanto, pra mim, assédio é toda "cantada" e "paquera" não desejada, é toda e qualquer forma de "relacionamento" não consensual... Seja ele físico ou verbal.
* Por que que embora vários debates já tenham acontecido, e vários movimentos já tenham sido desenvolvidos o assédio continua acontecendo?
* O que podemos fazer para mudar isso? Aumentar a segurança?
* O que gera o assédio? Não podemos combater algo que não sabemos como "nasce"...
Como resultado destas perguntas e outras não aqui mencionadas, desenvolveram um movimento #TemAssedioTemZuada , a ideologia é linda, e é ótimo que algumas pessoas estejam tentando mudar isso enquanto algumas estão olhando para o teto. Mas verdades devem ser ditas, e embora esse movimento ajude, é preciso ter consciência que isso não vai acabar o assédio, que andar "vestida direito" e com um apito ao alcance da mão não te garante nenhuma segurança, e se você não tiver condições de usar o "grito de socorro"? E se não tiver ninguém próximo para te ajudar? E se as pessoas que estiverem perto não conhecerem tal "grito de socorro"? E se as pessoas que estiverem próximas simplesmente não quiserem te ajudar?
Agora me diga: Você está segura?
Ao meu ver, não! Não está! Não estamos!
E se me permitem dizer, o que gera o assédio não é a forma como nós nos vestimos, como andamos...
O que gera o assédio é a visão da sociedade sobre as mulheres, isso mesmo, da SOCIEDADE, não só dos homens, mas da sociedade de uma forma geral.
A sociedade em si tem muito uma ideia de que a mulher é sempre propriedade de alguém, caso contrário ela não é de ninguém e de todo mundo ao mesmo tempo. Como um pedaço de terra, que se não tiver dono, qualquer um acha que tem o direito de meter a mão, plantar, construir, queimar, morar... Fazer o que bem quiser. Anula-se a possibilidade da mulher pertencer a si mesma.
Quer um exemplo claro disso?!?
Quando uma mulher que tem namorado é "assediada", e o cara percebe que ela tem namorado, ele pede desculpa para a mulher ou para o namorado?
Para o namorado!
Por que um homem com mais de 30 anos que mora sozinho e tem sua própria casa, e seu próprio emprego é visto como bem sucedido? Enquanto uma mulher nas mesmas situações é vista como uma simples solteirona, encalhada que ninguém quis e não teve outra alternativa além de enfiar a cara nos livros e estudar?
Estas são apenas algumas das observações que podem ser feitas.
Contudo, se me permitem opinar:
Eu diria que se vocês querem acabar com o assédio, além de continuar com os debates e movimentos, deveriam mudar a visão da sociedade, principalmente sobre nós mulheres, o que confesso, me parece quase impossível. No entanto, aconselharia  que começassem isso por vocês mesmos.
Como vocês estão vendo as mulheres?
Como você vê aquela conhecida que engravidou, o relacionamento não deu mais certo e ela acabou tendo que criar a criança sozinha?
Como você vê a mulher que se separou depois de velha porque não aguentava mais os abusos do marido?
Como você vê aquela amiga que adora sair, beber, e ficar com quem quiser onde e quando bem quiser?
Como você vê aquela amiga que casou com o primeiro namorado?
E aquela que nunca namorou sério?
Como você vê aquela amiga que perdeu a virgindade antes dos 15 anos?
E aquela que tem mais de 20 anos e nunca nem beijou na boca?
Como VOCÊ vê a si mesmo?
É preciso mudar a visão da sociedade, todavia, nós somos a sociedade!

P.S.: Quanto aos que discordam, lamento, essa é só a minha opinião. Você não é obrigado a concordar com ela. 😊😉

                                                                 May

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alice?

Posso te escrever?

Os pedaços que ele não juntou...