365 dias, um ano ou uma vida, de estrelas que nunca vão se apagar...

Fazem dois meses, e acho que chegou a hora de falar de um assunto um tanto complexo, mas que merece atenção, a cada 45 minutos uma pessoa morre vítima de suicídio no Brasil, e, infelizmente o Piauí está entre os estados que apresentam um dos maiores índices de suicídio. Há dois meses, eu fui surpreendida com a morte de uma colega de classe, com a qual cheguei a estudar, trabalhar em projetos, e dividir alguns atos e gostos, tais como a aspiração pela matemática e pela leitura, e embora não fôssemos amigas próximas, confesso que foi algo que mexeu comigo . Visto isso, escolhi a história de dois livros para compartilhar com vocês hoje.

"Quando as pessoas não se expressam, morrem aos poucos."
 

Certamente, todo mundo já ouviu falar em Demi Lovato, seja na internet, na TV, atuando em algum filme, ou cantando alguma música, não importa como, nem onde, nem se você gosta das músicas dela ou não, mas com certeza você já ouviu falar nela. Se você nunca ouviu falar nela, então provavelmente não moramos no mesmo planeta . O que você talvez ainda não saiba, é que Demetria Devonne Lovato além de cantora, atriz e compositora, Demi também sofreu bullying, distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), transtornos de humor, lidou com vícios, bipolaridade e automutilação . A própria suspendeu sua participação em uma turnê que realizava, e internou-se voluntariamente em uma clínica de reabilitação especializada em adolescentes e jovens. É claro que todos temos problemas e passamos por algumas dificuldades e sofrimentos, e o que realmente importa no final é como lidamos com tais, muitas vezes achamos que só a nossa vida que é complicada, que os outros não tem problemas. Mas a verdade é que cada um sabe da dor que carrega, “toda vida tem um propósito. Se você compartilhar sua história, talvez ajude alguém a encontrar a própria”. E nessa tentativa, Demi escreveu um livro intitulado de 365 Dias do Ano - Staying Strong (Permaneça forte) , se trata de uma espécie de autobiografia, de autoajuda, neste, Demi compartilha seus problemas, cita 365 frases que a ajudaram na sua batalha, uma para cada dia do ano,  cada uma comentada pela mesma e com seu respectivo objetivo, as frases em sua maioria possuem princípio de superação, algumas se tratam de ditados bem populares, podemos notar ainda que as inspirações de Demi são bem diversas, tais como Marilyn Monroe, Shakespeare, Einstein, Van Gogh, Jane Austen, J. K. Rowling, Markus Suzak, Nicholas Sparks, entre outros.


“Aprendemos por tentativa e erro, passando dos limites de forma destemida e com convicção. É melhor tentar e falhar do que imaginar o que poderia ter acontecido. Ficar pensando no “e se...” pode ser debilitante.”


Staying Strong não é um livro a ser julgado pela capa, não foi escrito exclusivamente para os fãs da Demi, mas no intuito de ajudar outras pessoas, compartilhando sua própria história. Pode ser lido ao longo do ano, como um Pão Diário, uma página a cada dia, uma lição a cada dia, ou simplesmente ser “devorado” em um dia ou dois , o importante é ler com a alma, e aprender com o coração.


“Siga sua intuição e lembre-se de que seus instintos não mentem. Confie em sua alma e distribua amor aos outros.”


“Imperfeição é beleza, loucura é genialidade, e é melhor ser absolutamente ridículo do que absolutamente entediante.”


Além de Staying Strong, gostaria de comentar sobre outra história épica, muita gente já leu ACEDE(A culpa é das Estrelas) e/ou viu o filme, o que muita gente não sabe é que John escreveu esse livro inspirado em um garota chamada Esther Grace Earl , e que há um livro que conta sua história, A estrela que nunca vai se apagar, se trata de uma biografia única, a mesma contém uma breve introdução de John Green, e alguns trechos escritos por amigos, médicos e familiares, mas em sua maioria foi escrito pela própria Esther, trechos e páginas de seu próprio diário, textos de seu blog e desenhos dela; e acredite, Esther é uma ótima escritora, e se você chorou com ACEDE, recomendo que prepare os lenços, pois você vai chorar muito mais com A estrela que nunca vai se apagar . Esther é um exemplo a ser seguido, embora tenha passado parte da sua vida lutando contra o câncer, uma coisa admirável nela era a felicidade que ela tinha, ou que pelo menos buscava ter, ela era simples e feliz, fã de Harry Potter e dos vídeos que John fazia com seu irmão, amante de gatos e livros, e uma nerdfighter de carteirinha .


Esther descobriu que tinha câncer de tireoide aos 12 anos de idade, e desde então teve que conviver com ele . Mas ela era dona de uma coragem invejável e uma vontade de viver incomparável, apesar de tudo, estava sempre determinada a fazer algo para ajudar os outros e despertar alegria; e digo com convicção, que Esther não marcou só aqueles que conviveram com ela, mas todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer sua história.


"Apenas seja feliz, e, se você não conseguir ficar feliz, faça coisas que o deixem feliz. Ou fique sem fazer nada com as pessoas que o fazem feliz" -Esther Earl.


Confesso que, durante a leitura várias vezes precisei parar para refletir , o que eu queria da minha vida, o que eu estava fazendo dela, por que eu estava desperdiçando o meu tempo, o tempo das pessoas que eu amo, o tempo que eu nem sei se tenho... Admito ainda, que me senti péssima por isso, por refletir sobre a pessoa que eu era, que ela era tão diferente da pessoa que eu queria ser, mas desde então tenho procurado mudar, e sei que ainda não consegui ser a garota que eu queria ser, contudo, quem sabe um dia eu chegue lá... E quanto a você Esther, seu brilho é único e inconfundível, e é mais uma das pessoas que eu sempre vou lembrar, ao ver um céu iluminado de estrelas a brilhar... ⭐ ⭐ ⭐


Você deve ter notado eu usando essas carinhas o tempo todo , é que Esther adorava elas, acabei não resistindo e tive que usá-las. Espero que Demi e Esther possam inspirá-lo, não só a usar carinhas , mas a enfrentar os seus problemas de frente, com coragem e determinação, e é claro, que a cada novo dia você possa ser mais feliz, fazer mais pessoas felizes, e amar cada vez mais, até mesmo aqueles que não merecem. Pois como dizem “As pessoas boas merecem nosso amor, as pessoas ruins precisam dele” e você não sabe quanto tempo  ainda tem. Viva, ame e demonstre, não esqueça de começar por você mesmo.


“Você sabia que na maior parte de toda a história da humanidade a expectativa média de vida foi inferior a trinta anos? Você podia contar “com mais ou menos uns dez anos de vida adulta, certo? Não havia planos de aposentadoria. Não havia planos de carreira. Não havia planos. Não havia tempo para planejar. Não havia tempo para o futuro. Mas aí a expectativa de vida começou a aumentar, e as pessoas começaram a ter mais e mais futuro e a passar mais tempo pensando nele. No futuro. E agora a vida se tornou o futuro. Todos os momentos da vida são vividos no futuro: você frequenta a escola para entrar na faculdade para arrumar um bom emprego para comprar uma casa legal e mandar os filhos para a faculdade para que eles consigam arrumar um bom emprego para comprar uma casa legal para mandar os filhos para a faculdade.” – John Green


May

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Alice?

Posso te escrever?

Os pedaços que ele não juntou...